Medidas a partir de 6 de abril

Alemanha
A Holanda é adicionada, pela Alemanha, à  lista de áreas de alto risco. A partir de terça-feira, 6 de abril de 2021 às 00:00 horas, os motoristas antes de entrar na Alemanha têm a obrigação de se registar e de fazer um teste covid (ver informações abaixo) .

Obrigação de registar
É obrigatório para todas as pessoas que estiveram em áreas consideradas de alto risco, nos 10 dias anteriores à entrada em território alemão, o registo no site. Não há exceção a este requisito de registo para os motoristas de transporte. Existe uma exceção ao requisito de registo (para todos, incluindo motoristas de transporte) se a área de alto risco for apenas cruzada sem nenhuma paragem (circular em trânsito).

Obrigação de testar
As pessoas que estiveram numa área de alto risco nos 10 dias anteriores à sua entrada na Alemanha devem submeter-se a um teste COVID-19 (teste PCR ou teste rápido desde que esteja de acordo com os critérios da OMS) e apresentá-lo às autoridades responsáveis mediante pedido. Os motoristas de transporte estão isentos desta obrigação, caso tenham permanecido menos de 72 horas na área de alto risco. Para permanência de mais de 72 horas, os motoristas de transporte apresentar um teste COVID-19 negativo antes de entrar na Alemanha.

Reino Unido

A partir de 6 de abril, os motoristas de transporte que permanecerem no Reino Unido mais de 48 horas deverão fazer um teste covid. Só com um teste negativo poderão continuar a sua viajem no Reino Unido. Os motoristas que pretendem regressar à União Europeia têm 48 horas de isenção da obrigação de testar.
Se o motorista não apresentar um resultado negativo no teste covid, após 48 horas de permanência no Reino Unido, corre o risco de lhe ser aplicada uma coima de cerca de £ 2.000. Os motoristas que trabalhem mais de 5 dias no Reino Unido, devem submeter-se a um novo teste covid,  no máximo três dias após a data do primeiro teste.