Alemanha volta a atualizar lista de países de risco

O estado alemão atualizou esta tarde, 26/3/2021, a sua lista de países de risco no que se refere à Covid-19:

  • A partir das 00h00 do dia 28 de março (domingo), o Tirol austríaco deixa de constar na lista de países de “variante de preocupação” e passa a constar apenas da lista dos países de “área de risco”.
  • A partir das 00h00 do dia 28 de março (domingo), a França (todo o território menos o departamento de Moselle que é considerado como  zona de “variante de preocupação”), a República Checa, a República Eslovaca, deixam de constar da lista de países de “alta incidência”.

Assim, recordamos que as regras em vigor são:

1. Motoristas que tenham estado em países considerados de área de “risco” nos últimos 10 dias antes da sua entrada em território alemão (COM ALTERAÇÕES):

  • Pré-registo: Não é necessário.
  • Teste COVID-19 negativo: Não é necessário.

Nota: Nestes países encontra-se a França até às 23h59 do dia 27 de março (excepto departamento de Moselle que continua na área de “variante de preocupação”), Bélgica, Dinamarca, Países Baixos e ainda, a Espanha, Lituânia, Portugal, Reino Unido, Irlanda e o Tirol austríaco a partir das 00h00 do dia 28 de marçoVeja neste link, na página 7 a 10, ponto 3, a lista dos países.

 2. Motoristas que tenham estado em países considerados de área de “alta incidência” durante os últimos 10 dias antes da entrada em território alemão ou com proveniência de algum deles (COM ALTERAÇÕES):

  • Pré-registo:  O registo deve ser realizado em https://www.einreiseanmeldung.de – antes da entrada no país. O formulário de registo encontra-se disponível em diversos idiomas. No formulário é solicitado num dos campos de preenchimento obrigatório que o motorista indique um endereço na Alemanha. Neste campo sugere-se que seja indicado o primeiro endereço do local onde a mercadorias vai ser carregada/descarregada. 

No caso dos motoristas terem apenas transitado (sem efetuarem qualquer paragem) nos países que se encontram nesta lista, o registo na plataforma não será necessário.

  • Teste COVID-19 negativo: Nenhum teste obrigatório para permanências em território alemão até 72h. Para estadias superiores a 72h, será obrigatório apresentar um teste Covid-19 que tenha sido realizado antes da entrada no território alemão.

Nota: Nestes países encontram-se agora, entre outros, Andorra, Bulgária, Estónia, Chipre, Polónia, Hungria, Suécia, Letónia, Eslovénia e a partir das 00h00 do dia 28 de março a França (exceto departamento de Moselle que continua na área de “variante de preocupação”) e a República Checa e Eslovaca. Veja neste link, na página 5 a 7, ponto 2, a lista dos países.

3. Motoristas que tenham estado em países considerados de área de “variante de preocupação” nos últimos 10 dias antes da entrada em território alemão ou com proveniência de algum deles (COM ALTERAÇÕES):

  • Pré-registo: Obrigatório. O registo deve ser realizado em: https://www.einreiseanmeldung.de antes da entrada. O formulário de registo encontra-se disponível em diversos idiomas. No formulário é solicitado num dos campos de preenchimento obrigatório que o motorista indique um endereço na Alemanha. Neste campo sugere-se que seja indicado o primeiro endereço do local onde a mercadorias vai ser carregada/descarregada. O período de quarentena referido neste campo de registo (endereço de acomodação), tratando-se de motoristas, não deve ser tido em consideração por se encontram excecionados do mesmo. Deve-se apenas indicar o endereço tal como sugerido em cima.
  • Teste COVID-19 negativo: Obrigatório e sem qualquer exceção. O teste Covid-19 deve ser realizado antes da entrada, e apresentado aquando da solicitação de uma autoridade responsável. O teste não pode ter mais de 48h após a entrada no território alemão.

O simples trânsito pelo território alemão, é também sujeito à apresentação de teste de Covid-19 e registo, para todos os motoristas que tenham estado nos países de “variante de preocupação” nos últimos 10 dias.

Nota: Nestes países encontra-se o Tirol austríaco, a República Checa e a Eslovaca até às 23h59 do dia 27 de março. O departamento francês de Moselle irá permanecer nesta área de “variante de preocupação”Veja neste link, na página 4 e 5, ponto 1, a lista dos países.