Imposto por quilometro na Bélgica: um escândalo!

Recorde de multas por evasão de cobrança de taxa por quilômetro” (holandês) a primeira página do HLN.be ontem. Transport online (holandês) escreveu um artigo sobre este assunto. Se ler os relatórios, descobrirá que em 2020 a Flandres emitiu um recorde de 31.283 de multas a transportadores nacionais e estrangeiros. No ano passado estas multas representaram um valor total superior a 12 milhões de euros.

Os nossos clientes também recebem destas multas. Já foi mencionado que a multa é desproporcional ao valor que deveria ser efetivamente pago em portagens. Além disso, é escandaloso que as pessoas pensem que os transportadores multados queiram evitar deliberadamente a cobrança da taxa por quilometro, como sugere a manchete do HLN.be. Se virmos todas as multas enviadas para a Transport in Nood, podemos dizer que a grande maioria das coimas são cometidas sem saber. Cada camião possui um OBU obrigatório a bordo e possui contrato de cobrança de taxa por quilometro, mas um erro técnico ou humano inconsciente pode resultar no não pagamento dos quilómetros registados, em determinado momento.

O fato de ter sido estabelecido este recorde indica que o sistema belga simplesmente não é bom. O artigo também afirma que a fiscalização será intensificada, portanto, é de esperar que mais multas sejam aplicadas no futuro. Alguma coisa deve ser feita sobre isto. Não pode ser que as transportadoras paguem uma multa de milhares de euros por uma infração que não cometeram intencionalmente, porque é isto que acontece. Não é uma multa, mas geralmente é um acumular de multas sem aviso prévio.

A Transport in Nood irá fazer algo a este respeito. De momento, estamos em contato com vários escritórios de advocacia para responsabilizar a Bélgica pela cobrança de taxas por quilometro. Comunicaremos exatamente como e o quê numa mensagem posterior.
Caso queira registar-se para participar nesta ação, poderá fazê-lo através do link abaixo. Desta forma, podemos ter uma ideia sobre o entusiasmo que existe entre os nossos clientes sobre este assunto.