Transporte Internacional - Alemanha atualiza requisitos de entrada

 A partir das 00h00 do dia 24 de janeiro, no caso dos motoristas que tenham estado nos últimos 10 dias num dos países que agora entram para a lista de “alta incidência”, têm que proceder a um registo online para permanências no território alemão superiores a 24 horas e à apresentação de teste de Covid-19 para “estadias” superiores a 72 horas.

Paralelamente, há que ter agora em conta as seguintes disposições, que se aplicam somente a motoristas:

1. Motoristas que tenham estado em países considerados de área de “risco” nos últimos 10 dias antes da sua entrada em território alemão (COM ALTERAÇÕES):

  • Pré-registo: Não é necessário.
  • Teste COVID-19 negativo: Não é necessário.

Nota: Nestes países encontra-se a França, Bélgica e Países Baixos. Veja neste link, na página 6, ponto 3, a lista dos países.

2. Motoristas que tenham estado em países considerados de área “alta incidência” durante os últimos 10 dias antes da entrada em território alemão (COM ALTERAÇÕES):

  • Pré-registo: Obrigatório para permanências no território alemão superiores a 24 h. O registo deve ser realizado em https://www.einreiseanmeldung.de – antes da entrada no país. O formulário de registo encontra-se disponível em diversos idiomas. No formulário é solicitado num dos campos de preenchimento obrigatório que o motorista indique um endereço na Alemanha. Neste campo sugere-se que seja indicado o primeiro endereço do local onde a mercadorias vai ser carregada/descarregada.
  • Teste COVID-19 negativo: Nenhum teste obrigatório para permanências em território alemão até 72 h. Para estadias superiores a 72h, será obrigatório apresentar um teste Covid-19 que tenha sido realizado antes da entrada no território alemão. O teste tem de ser feito, no máximo, 48h  antes da entrada naquele território.

Nota: Nestes países encontram-se agora, entre outros, Andorra, EspanhaPortugal e a República Checa. Veja neste link, na página 4, ponto 2, a lista dos países.

3. Motoristas que tenham estado em países considerados de área de “variante de preocupação” nos últimos 10 dias antes da entrada em território alemão:

  • Pré-registo: Obrigatório. O registo deve ser realizado em: https://www.einreiseanmeldung.de antes da entrada.
  • Teste COVID-19 negativo: Obrigatório e sem qualquer exceção. O teste Covid-19 deve ser realizado antes da entrada, e apresentado aquando da solicitação de uma autoridade responsável. O teste tem de ser feito, no máximo, 48h  antes da entrada naquele território.

Nota: Nestes países encontra-se o Reino Unido. Irlanda do Norte e a Irlanda. Veja neste link, na página 4, ponto 1, a lista dos países.

Fonte: BGL