Novidades relativas ao transporte internacional

Espanha: declaração obrigatória para a província de Aragão
A congénere espanhola CETM informa que, a partir de hoje – 5 de janeiro -, na província de Aragão, os motoristas que pretenderem aceder, a partir das 20h00, aos restaurantes/alojamentos, áreas de serviço/restauração das autoestradas e aos restaurantes/alojamentos localizados em parques industriais, terão de apresentar uma declaração em modelo próprio (ver modelo aqui).  

Itália levanta novamente as restrições à circulação
O governo italiano decidiu proceder a um novo levantamento de restrições à circulação no seu território de acordo com o seguinte:

  • Para o transporte nacional (operações de cabotagem) as restrições ficam sem efeito nos dias 6 e 10 de janeiro.
  • Para o transporte internacional as restrições ficam todas sem efeito até aviso em contrário.

Noruega: registo de entrada de motoristas
A partir de agora, os motoristas e qualquer pessoa, terão que proceder a um registo obrigatório de entrada na Noruega.

O registo poderá ser efetuado online ou através do preenchimento do formulário de registo na versão em papel. Em ambos os casos, o registo deverá ser efetuado antes do motorista entrar no país e com uma antecedência até 72horas antes da sua chegada.

Na passagem da fronteira, no caso do registo ter sido efetuado online, o motorista deverá mostrar às autoridades policiais o recibo que recebeu. Se, por outro lado, a opção foi o preenchimento do formulário na versão em papel, o mesmo deve ser apresentado às autoridades.

Registo online, clique aqui!

Para o preenchimento do formulário de registo (versão em inglês).

No caso dos motoristas que dormem no camião, os campos “Address of planned accommodation” e “Municipality” devem ficar por preencher, bastando para o efeito a indicação do código postal onde o veículo estiver estacionado. Aceda neste link à lista dos códigos postais na Noruega.

Informamos ainda que, os motoristas afetos ao transporte internacional se encontram dispensados de teste de Covid-19.
Consulte neste link as informações adicionais sobre esta notícia.

Mau tempo condiciona a circulação
As temperatura baixas que se fazem sentir em território português, principalmente nas terras altas, poderão provocar constrangimentos à circulação rodoviária.

Também em Espanha, as temperaturas baixas estão a provocar perturbações à normal circulação rodoviária, sendo que as zonas mais afetadas são: Madrid, Guadalajara, Segóvia, Toledo, Valladolid e Aragão. Segundo a agência meteorológica espanhola, esta situação poderá manter-se até ao próximo dia 10 de janeiro.

Antes de realizar as suas viagens consulte as condições de circulação nos websites a seguir sugeridos:

Outros país europeus, caso seja necessário consultar o estado do tempo: